Cultura afro- brasileira
A influência da cultura africana no mundo
Por Lavínia Farani
“O vírus da arte africana me contagiou” disse uma vez o desenhista espanhol Pablo Picasso. | Quadro de Pablo Picasso influenciado pela cultura africana. |
A influência que a África vem exercendo sobre o mundo é muito antiga. Não vivi, por exemplo, na época de Pablo Picasso, mas desde que me entendo por gente é visível como a cultura Africana está presente não só na minha cultura, a brasileira, mas também na de muitos lugares do mundo.
A arte da África é praticamente caracterizada pelos usos e costumes das tribos africanas. Como as danças, músicas e religiões, fora seus típicos pratos e suas vestimentas.
Danças populares que marcam a cultura de alguns países muitas vezes vêm da África, como por exemplo o tango. No Uruguai, após o presidente aboli a escravidão. Os rituais e danças africanos foram descritas para a cultura do país e uma dessas danças eram chamadas de Tangós.Tradicionalmente a dança, hoje conhecida como tango veio dos espanhóis e italianos, porém houveram grandes influências dessa dança, Tango.
Só que não foi só a Argentina ou o Uruguai que ganharam grandes influências Africanas, o Brasil é um dos países que mais recebeu a cultura da África. Danças como a capoeira, muita conhecida no nordeste do país, principalmente no estado da Bahia adotaram essa dança por descendentes de escravos africanos. Numa viagem a capital da Bahia, Salvador, é extremamente visível como essa cultura se espalhou. Toques de bemribaus e canções marcam a dança.
| Capoeira - pelourinho, Salvador | Outra dança também muito conhecida, é o samba que veio de raízes africanas, surgindo no recôncavo baiano e hoje o samba é conhecido em todo país, onde surgiram vários artistas conhecidos, que deram uma ênfase a mais nesse estilo. Tornando hoje um ritmo basicamente nação brasileira. No carnaval do Rio de Janeiro é