Cultura Afegã/Caçador de Pipas
a)literatura
Amir era um escritor. Seu primeiro romance era sobre um pai e um filho e era ambientado em Cabul.
Amir sempre gostara de escrever e quem impulsionara seu futuro fora Rahim Kahn, dando a ele (enquanto ele era apenas um menino) um caderno onde poderia escrever.
Quando ele foi para Afeganistão para encontrar Sohab, o irmão de Farid disse-lhe para escrever um texto sobre o Afeganistão da época e os Talibãs. Amir disse que não era esse tipo de texto que escrevia.
Khaled Hosseini nasceu em Cabul.
b)festas/competições
Competições de empinar pipas que Amir ganhou. O pai dele havia ganhado quando menino.ro
Pipas – Velha tradição de inverno no Afeganistão. O torneio começava de manhã cedo e só acabava quando a pipa vencedora fosse a única ainda voando no céu. As pessoas se amontoavam pelas calçadas e pelos telhados, torcendo pelos filhos. As ruas ficavam repletas de competidores dando sacudidelas e puxões nas linhas, com os olhos fixos no céu, tentando se pôr em condições de cortar a pipa do adversário. Todo pipeiro tinha um assistente – no meu caso, Hassan – que ficava segurando o carretel e controlando a linha.
Eid – Celebração de três dias que marca o fim do mês sagrado do Ramadam, os kabulis vestiam suas melhores roupas e iam visitar os parentes. Todos se abraçavam, se beijavam e se cumprimentavam dizendo ``Eid Mubarak```. Feliz Eid. As crianças abriam os seus presentes e brincavam com os ovos cozidos e tingidos. No primeiro dia do Eid, era sacrificado um carneiro em homenagem ao filho que Abraão teve que sacrificar em nome de Deus. Depois de sacrificado, o carneiro deveria ser divido em 3 partes: uma para a família, outra para os amigos e a última para os pobres. Baba sempre dava tudo para os pobres. Dizia que os ricos já estavam gordos o bastante.
c)lazer/esportes/cinema
Amir e Hassan costumavam, depois da aula de Amir,a irem para a colina e ler. Amir lia para Hassan, que ficava extasiado. Esconde-Esconde, Polícia-e-Ladrão,