Cuide da sua voz
• Para começar o mais importante é beber sempre muita água. A hidratação das cordas vocais faz com que elas funcionem melhor e consigam se regenerar após as lesões. Para ficar mais fácil: o mínimo é de 2l por dia, então serão 8 copos de 250ml, faça assim, levantou toma o primeiro, depois a cada 2 horas toma mais um e toma o último antes de dormir, se você acordar às 8 da manhã até as 22h você conseguiu tomar os 8 copos sem muito esforço. Na rua/trabalho ande com uma garrafinha de água com você, siga o plano acima bebendo no mínimo a metade da garrafa a cada vez.
• Uma alimentação equilibrada e rica em sódio e potássio mantém o organismo equilibrado, as fibras musculares ativas e facilita a regeneração de lesões. Frutas, principalmente maçã (que também limpa o organismo) são fundamentais. Acrescente a banana e todas as com bastante água e fibra, como melancia e laranja. Não só sua voz, mas todo seu corpo agradece.
• Essa daqui é mais difícil: repouso vocal: Se você usa muito a voz, ela precisará de folga! Quem trabalha com a voz chega em casa e continua falando como qualquer outra pessoa, está errado. Chegou em casa faça períodos de silêncio, fale mais baixo, perto das pessoas e fale o essencial. Só assim sua voz estará pronta para outra no dia seguinte. Tem uma técnica chamada voz de repouso, peça a sua fono para lhe ensinar, é mais baixa e faz menos esforço, use em casa e quando não estiver em momentos profissionais. Tente NUNCA gritar, a não ser que faça parte do seu trabalho, você realmente precisa de uma fono para lhe ensinar a melhor maneira de fazer isso, sim, existe técnica para gritar, a não ser que você queira ter um problema no futuro, pois quem grita uma hora ficará sem a voz, isso é inevitável a não ser se feito com técnica.
• Postura: não use sua voz com o corpo fora do eixo, se você faz exercício físico com a posição errada você causa lesão, o pensamento é o mesmo. Pense numa