Cuidar
Profª. Enfª. Esp. Aline Strasburg
Definições:
Assepsia: termo que denomina as práticas que reduzem ou eliminamos agentes infecciosos, seus reservatórios, e ou veículos transmissores de infecção. Anti-sepsia: é a destruição de microorganismos existentes nas camadas superficiais ou profundas da pele, mediante a aplicação de um agente germicida de baixa causticidade, hipoalergênico, passível de ser aplicado em tecido vivo. Ex: Alcool 70; Clorexidine; PVPI.
Desinfecção: é o processo de destruição de microorganismos patogênicos em forma vegetativa, existentes em superfícies inertes, mediante a aplicação de agentes químicos e físicos. Esterilização: é o processo de destruição de todas as formas de vida microbiana (bactéria, fungos, vírus e esporos) mediante aplicação de agentes físicos e químicos. Degermação: é a remoção de detritos e impurezas depositados sobre a pele.
Contaminação: presença de micróbios vivos. Depositar matérias que contenham organismos patogênicos.
Infecção Hospitalar: é qualquer infecção adquirida após internação do paciente e que se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta hospitalar, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
Infecção: Invasão e multiplicação de um agente infeccioso no organismo do homem ou de um outro animal suscetível, causando resposta imunológica no hospedeiro.
Inflamação: Alteração tissular(de tecidos) ou de órgãos causada por lesão ou destruição dos tecidos com sinais e sintomas locais (dor, calor e edema) ou sistêmicos, não necessariamente relacionada com processo infeccioso.
Biossegurança:
• Corresponde ao conjunto de normas e procedimentos considerados seguros e adequados à manutenção da saúde em atividades de risco de aquisição de doenças profissionais. • Alguns aspectos são relevantes aos profissionais de saúde: • Equipamento de Proteção Individual (EPIs): Luvas, avental, máscara, macacão, óculos, sapato fechado, botas •