Cuidados no laboratorio químico
Laboratórios de química são locais de trabalho que necessáriamente não são perigosos, desde que certas precauções sejam tomadas. Acidentes em laboratórios ocorrem frequentemente em virtude da pressa excessiva na obtenção de resultados, todo aquele que trabalha em laboratório deve ter responsabilidade no seu trabalho e evitar atitudes ou pressa que possam acarretar acidentes e possiveis danos para si e para os demais.
O químico no laboratório deve, portanto, adotar sempre uma atitude atenciosa, cuidadosa e metódica no que faz. Deve particularmente concentrar-se no trabalho que faz e não permitir qualquer distração enquanto trabalha. Da mesma forma não deve distrair os demais enquanto desenvolvem trabalhos no laboratório.
1.2 Primeiros socorros
A fim de evitar pânico e consequêntemente agravamento das situações de emergência, todo pessoal teve ter conhecimento da localização e funcionamento dos equipamentos de segurança, bem como as atitudes a serem tomadas. devem ser previstos no laboratório os equipamentos de primeiros socorros, extintores de incêndio, chuveiros de emergência, lava-olhos, telefone de pronto socorro e médicos.
1.2.1 Fogo
Muitos compostos orgânicos são inflamáveis, especialmente quando aquecidos, em caso de ignição, desligue todas as fontes de chama e remova os materiais de fácil ignição de perto, se necessário, use o extintor de CO2. Jamais use água para apagar o fogo em um laboratório.
1.2.2 Acidentes com produtos químicos
Contato com pele e olhos - lave a região atingida com água em abundância pelo menos por 15 minutos.
Roupa - retire-á o mais rápido possível, e se o produto atingir a pele, lave-á com água corrente.
Não utilize nenhum tipo de pomada em queimaduras com produtos químicos sem orientação médica. Nunca neutraliza uma substância química com outra, sobre a pele.
Em caso de tontura, náusea ou desmaio - retire a pessoa do local e leve-á para um local arejado, alivíe a pressão da roupa, faça