Análises clínicas
Introdução
O surgimento do Futsal data-se da década de 30 na cidade de Montividéu no Uruguay, onde as peladas de várzea começaram a ser adaptadas as quadras de basquete e pequenos salões. Porém, as primeiras regras do Futebol de Salão foram redigidas em 1933 Fundamentadas no futebol, basquetebol, handebol e pólo aquático pelo Professor de Educação Física da ACM Associação Cristãs de Moços / Uruguai, Juam Carlos Ceriani.
Regras
NÚMERO DE JOGADORES – Cada equipe possui 5 jogadores
DURAÇÃO DE UMA PARTIDA – Nas categorias adulta/profissional, sub 20 e sub 17 uma partida é disputada em dois tempos de 20 minutos cronometrados, já na sub 15 é disputada em dois tempos de 15 minutos.
AS SUBSTITUIÇÕES: O número de substituições no Futsal são ilimitadas.
O TIRO DE SAÍDA, TIRO LATERAL e TIRO de CANTO: são cobrados obrIgatoriamente com os pés e o jogador terá 4 segundos para realizar a cobrança. Já o ARREMESSO DE META é cobrado com as mãos, somente pelo Goleiro dentro da área de gol que também deverá fazê-lo em 4 segundos.
REGRA DOS 4 SEGUNDOS – Não é permitido ao Goleiro ficar com o controle ou domínio da bola por mais de 4 segundos em sua meia quadra de defesa em nenhum ocasião
RECUO PARA O GOLEIRO – É permitido apenas um recuo de bola para o Goleiro e ele não poderá pegá-la com as mãos
FALTAS – Cada equipe poderá cometer um limite de 5 faltas por tempo de jogo, a partir da 5° falta a equipe será punida com um tiro livre direto sem barreira que poderá ser cobrado no local da falta ou na marca de 10 metros.
CARTÕES: Assim como no Futebol, o cartão amarelo uma advertência e o vermelho expulsão. O Jogador que tomar dois cartões amarelos receberá obrigatoriamente o cartão vermelho. A equipe que tiver um jogador expulso deverá ficar 2 minutos com menos um jogador ou até sofrer um gol, após um isso um outro jogador deve completar a equipe, o jogador expulso não poderá mais retornar a partida.
Historico
O futsal, futebol de salão, é um