Tintas
Profª Maurici Luzia C. Del Monego
Curso de Tecnologia em Design Gráfico
Marco Wismar – 1984: “O valor da tecnologia de tintas e vernizes tem sido altamente subestimado em todos os sentidos; a grande maioria das pessoas que não esteja de alguma forma relacionada com tintas e correlatos, seguramente não se dá conta de que esta tecnologia envolve muitas ciências tais como; química orgânica e inorgânica, química dos polímeros, eletroquímica, química de superfície, físico-química, química dos colóides, etc. O porte da indústria de tintas no mundo ocidental é de US$ 22 bilhões. Nós protegemos e embelezamos casas e edifícios, carros, eletrodomésticos, além de uma variedade imensa de produtos industriais.”
1
15/02/2013
A cor faz parte do nosso mundo e das nossas vidas.
Todos os dias estamos em contato com as cores. Escolhendo as roupas para vestirmos, tentando combinar a calça com a camisa, a saia com a blusa... Assim como a escolha de nossos carros. Cada indivíduo tem uma resposta diferente à cor.
A cor pode influenciar as pessoas, por exemplo: O Vermelho, Laranja e Amarelo são conhecidos como cores quentes e estimulantes. O Azul Cian, Azul Anil e Violeta são conhecidos como cores frias e tranquilizantes. O Verde, Verde Escuro e o Verde Limão são conhecidos como cores repousantes e estáticas.
2
15/02/2013
* Os ambientes que frequentamos exemplos de como a cor nos afeta.
são
* As Boates geralmente tem tons de cores escuras, criando um clima especial para “namorar”, enquanto que, nos Hospitais, as cores são claras, afim de acalmar as pessoas.
As indústrias se utilizam das cores para tornarem seus produtos mais atrativos. Influenciando a preferência dos consumidores.
3
15/02/2013
A complexidade da indústria de tintas advém de uma série de fatores que podem ser de natureza tecnológica, comercial e/ou administrativa.
Tecnologia da aplicação de tintas