Cuidados no Lab de Química
É de suma importância que tenha em local de fácil acesso no laboratório, uma caixa de primeiros socorros com suprimentos básicos.
Acidentes por agentes físicos
Se durante um processo químico ocorrer dentro de qualquer frasco de vidro a queima de um produto, deve primeiro retirar a fonte de calor e, posteriormente, o oxigênio livre com um pano úmido ou um vidro de relógio. Dependendo do tamanho do frasco, utiliza-se amianto ou extintores de CO2, mas não água de imediato. Caso ocorra queima de roupa, abafar com um cobertor e encaminhar para o atendimento médico.
Acidentes por agentes químicos
É indicado para combater todos os envenenamentos o antídoto universal, que na prática é bastante útil, mas não é possível usar para todos os envenenamentos como diz a teoria.
Para acidentes tanto com ácido como com bases ou hidróxidos deve-se neutralizar com uma solução, para ácido usar uma solução base e para a base usar uma solução ácida, dependendo do caso faz-se a lavagem e em casos mais sérios aplicar um desinfetante, secar a pele e cobrir com uma pomada à base de acriflavina.
A intoxicação por cianeto causa a morte em poucos minutos. O combate deve ser rápido e preciso, caso contrário é inútil.
As medidas de combate à intoxicação de sais de chumbo ou chumbo metálico visam inativar o chumbo pela formação de quelatos solúveis e elimináveis pela urina. Usa atualmente etilenodiaminotetracetato de cálcio (CaEDTA) e (R)-penicilamina.
Os sais de mercúrio são altamente tóxicos, a administração do leite ou clara de ovo provoca a precipitação íons Hg2+, podendo evitar a morte. Deve ser imediatamente providenciada assistência médica.
Os compostos de antimônio, de cobre e de arsênio são eliminados pela provocação do vômito.
Para intoxicação com o monóxido de carbono deve retirar a vítima do ambiente. A inspiração de ar puro pode ser suficiente na maioria dos casos. Para intoxicação em mais alto grau, é recomendável a