Cuidados na alimenta o e nutri o de tambaqui em piscicultura intensiva

2335 palavras 10 páginas
Cuidados na alimentação e nutrição de tambaqui em piscicultura intensiva
Por que criar peixes?

A PISCICULTURA é uma atividade zootécnica voltada para a criação de peixes. O cultivo de peixes é uma excelente alternativa para a produção de alimento de alto valor nutritivo.

Piscicultura Intensiva:

Uso de rações balanceadas na alimentação dos peixes;
Densidades de estocagem altas;
Viveiros com sistema de abastecimento e escoamento controlados;
Povoados com peixes de valor comercial.

Para a criação ser economicamente viável, a ração deve proporcionar elevada conversão alimentar capaz de promover um crescimento rápido e, o peixe, por sua vez, deve alcançar alto valor de mercado.

Preparação dos viveiros

Antes de iniciar um cultivo, os viveiros da propriedade deverão ser adequadamente preparados para poderem receber os peixes. A preparação dos viveiros envolve uma série de procedimentos que devem ser observados para que se consiga atingir os níveis esperados de produtividade. Esses procedimentos envolvem basicamente:

Esvaziamento e secagem dos viveiros.
Desinfecção.
Aplicação de calcário.
Oxidação da matéria orgânica.
Fertilização.

Quando se termina um cultivo, o viveiro deve ser completamente esvaziado e seco ao sol. Ao secar, o solo racha, permitindo que o oxigênio do ar penetre até camadas mais profundas. Isso é extremamente importante para oxidar e mineralizar o excesso de matéria orgânica que sempre fica no fundo, após terminado um cultivo. Para que se compreenda melhor, a mineralização é um processo onde a matéria orgânica é decomposta, fazendo com que todos os nutrientes que ela contém sejam liberados.

Figura 1. Processo de secagem do viveiro para oxigenação do solo e oxidação do excesso de matéria orgânica.

Uma atenção especial deve sempre ser dada ao solo dos viveiros, porque o solo interage diretamente com água. Qualquer tratamento realizado no solo terá reflexos na qualidade da água dos viveiros. Da mesma forma, a má qualidade do solo poderá

Relacionados

  • Geografia Da Fome
    121481 palavras | 486 páginas