Cuidados Dos Materiais Cirurgicos
Instrumental cirúrgico são materiais usado como em procedimento cirúrgico, conduzido por profissional Médico com conhecimentos da técnica cirúrgica e dos aspectos mecânicos do instrumental.
Os instrumentos ou materiais cirúrgicos representam um investimento elevado. Portanto espera-se que estes sejam duráveis e cumpram a função a que se destinam. Porém, estes aspectos podem ser comprometidos se o instrumento cirúrgico for manuseado de forma inadequada tanto durante sua utilização, quanto no seu reprocessamento (limpeza, esterilização e acondicionamento).
Em um hospital ou consultório os instrumentos cirúrgicos ou odontológicos representam pelo menos um investimento financeiro respeitável, mas podem representar também conquistas na carreira, o que resulta em um envolvimento afetivo. Por esta razão é de estrema importância dar a máxima atenção aos cuidados dos materiais cirúrgicos. visando aumentar a vida útil de seu instrumento.
2. Cuidados gerais de materiais cirúrgicos
Todos os instrumentos têm de ser limpos, desinfectados e esterilizados antes de cada utilização. Isto também se aplica à primeira utilização após o forne- cimento, bem como aos dispositivos de utilização única que são fornecidos não esterilizados, tendo de ser esterilizados antes da utilização (excepção: instrumentos fornecidos esterilizados e destinados a utilização única (p. ex., brocas para utilização num único paciente)). A limpeza e desinfecção são efectuadas após a remoção da embalagem de transporte e protecção.
2.1 Capacidade de reutilização dos materiais ou instrumentais cirúrgicos
O processamento frequente apresenta efeitos mínimos sobre os instrumentos. O fim de vida de um produto é, normalmente, determinado pelo desgaste e pelos danos sofridos durante a utilização (os instrumentos de corte constituem uma excepção). Por conseguinte, os instrumentos podem ser reutilizados com o cuidado adequado, desde que