Cuidados da enfermagem na hanseníase
O Enfermeiro pode atuar desde a prevenção da doença até a prevenção de incapacidades causadas pela hanseníase. Ações educativas de prevenção, diminuição do estigma e melhora da qualidade de vida são de fundamental importância para o controle da doença.
O enfermeiro deve estimular o cliente a busca de conhecimento sobre hanseníase,pois constitui um meio de aperfeiçoamento benéfico para o cliente durante o tratamento. É importante o esclarecimento dos pacientes quanto aos vários aspectos da hanseníase a fim de que compreendam as manifestações clínicas que vivenciam, a importância da adesão ao tratamento, do controle dos comunicantes e para que se sintam estimulados ao autocuidado, já que este é fundamental na prevenção de incapacidades e manutenção de sua saúde
As consultas de enfermagem deve ter enfoque para a valorização do cliente quanto ao aprendizado sobre sua patologia, fazendo com que o cliente torne-se agente multiplicador de ações de saúde junto com sua família e comunidade para que novos casos da doença sejam identificados precocemente na família e comunidade. Assim é fundamental adoção de elementos que tornem a prática da consulta de enfermagem um momento de troca e crescimento para o cliente e o profissional. O cliente hanseniano necessita da consulta de enfermagem em todos os momentos, pois durante esta atividade ele é orientado para o autocuidado com a pele, ferimentos, visão, vias respiratórias, alimentação, hidratação e cuidados para a prevenção de acidentes e lesões.
histórico,contendo informações subjetivas (anamnese): inclui dados de identificação, aspectos do ambiente, queixas, antecedentes pessoais e familiares, investigação dos aparelhos, hábitos de vida, aspectos sócio econômicos e rede de apoio, conhecimentos sobre a hanseníase, reações frente ao diagnóstico e aspectos do tratamento atual.
Exames físicos gerais e específicos para avaliação do grau de incapacidades dos olhos, mãos e pés,