Cuidado com crianças
No início de suas vidas, as crianças necessitam de muita proteção e cuidados especiais pois são frágeis e ainda não desenvolveram nenhum mecanismo de defesa, tornando qualquer tipo de acidente muito perigoso e com graves conseqüências.
Veremos abaixo alguns cuidados que devemos tomar para que não ocorram acidentes, protegendo a integridade das crianças e proporcionando um convívio saudável em todo ambiente escolar.
Transportando a criança
Ao receber em seu colo o bebê ou a criança, certifique-se de que suas mãos estão livres para levá-los até seu ambiente em segurança, por isso deixe sacolas, bolsa e mochilas para serem carregados depois ou que sejam levados por outras pessoas. Mantenha um passo firme sem distração durante o percurso, tomando cuidado principalmente com degraus e escadas. Acomodação em cadeiras
Certifique-se que esta criança já desenvolveu condições físicas de se sustentar no mobiliário que está sendo colocada. Como elevar uma criança do solo ao colo?
As crianças devem ser sempre pegas pelas axilas, pois pegando pelos braços pode haver o desencaixe de membros superiores (pronação dolorosa).
Nanando o Bebê
Embalar para o sono requer cuidado pois o bebê não pode ser sacudido, seu cérebro ao ser sacudido pode chocar-se com a caixa craniana provocando edemas. Além disso, alimentos ainda não digeridos podem ser vomitados causando grande perigo ao dormir.
Cuidados no Banho
Certificar-se de que todos os utensílios necessários ao banho estejam disponíveis próximos ao local do banho. Verificar a temperatura da água antes de colocar a criança em contato com a mesma. Jamais se afastar da bancada onde está a criança mesmo que seja por 1 segundo, pois é o tempo necessário para a queda da criança. Cuidados na Alimentação
Somente alimentar a criança em posição vertical, de preferência na cadeira ideal para alimentação.
Somente alimentar crianças que estejam ativas (sem sonolência ou acometidas