cuestas basalticas
Cuesta Baláltica- arenito é uma forma de relevo assimétrico. Muito conhecidas areítico-basálticas. Muito comum em sequências de camadas sedimentares com mergulho fraco intercalando níveis mais resistentes à erosão do que outros e que controlam (Erosão Diferenciada), assim, o desenvolvimento geomorfológico com uma topografia plana e de gradiente suave segundo o sentido do mergulho das camadas, contraposta por escarpas de cuesta no sentido contrário.
O relevo de cuesta representa um meio termo entre relevos de mesa e de hogback. A assimetria do relevo de cuesta promove a erosão mais acentuada (maior energia dos rios) nas vertentes escarpas do que nas vertentes suaves (paralelizadas ao mergulho) o que leva a uma regressão lateral dessas escarpas de cuesta.
É também uma forma de relevo dissimétrico, constituído por uma sucessão alternada de camadas rochosas com diferentes resistências ao desgaste e que se inclinam numa direção, formando um decline suave no reverso e um corte abrupto ou íngreme na chamada frente da cuesta.
Tipos
Basáltica correspondem às tudos escarpas dos Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, sustentadas em rochas vulcânicas da Era Mesozoica, localizadas entre a Depressão Periférica da Costa Leste da Bacia do Paraná e os planaltos e chapadas da bacia do Paraná. Um outro exemplo de cuesta no Brasil é a de Botucatu, cidade no interior do Estado de São Paulo.
As cuestas tem uma porção frontal (front) côncava e inclinada e uma porção posterior (reverso) de decline suave. À sua frente podem aparecer Morros Testemunhos que indicam a posição da cuesta em tempos passados.