CUBO E PRISMA QUADRANGULAR
Prof° Cleverson Pavnoski
CUBO E PRISMA QUADRANGULAR
Trabalho apresentado pela aluna Viviane de Lima Silveira n°20, Carlos Eduardo Reichemback n°04 e Daniel Ritter n° 06, 2º Série “C” do Ensino Médio para a Disciplina de Matemática.
Bom Jesus do Sul – Paraná
Novembro de 2012
Abordagem Histórica
Textos históricos mostram que o prisma é uma figura geométrica conhecida desde antes de 2000 a.C., pois, segundo Eves (2004), os estudiosos da época já mostram-se familiarizados com o volume do paralelepípedo reto retângulo e, mais geralmente, do volume do prisma reto de base trapezoidal.
Estudos produzidos historicamente mostram que diversos estudiosos dedicaram-se ao estudo do prisma. Dentre estes estudiosos podemos destacar Platão, Demócrito e Arquimedes.
Platão, que viveu no IV século a.C., dentre os seus estudos geométricos mostrou interesse pelo estudo do cubo quando estudou os poliedros regulares.
PLATÃO: Foi o primeiro matemático a demonstrar que existem apenas cinco poliedros regulares, que em sua homenagem também foram chamados de sólidos platônicos. São eles: cubo, tetraedro, octaedro, dodecaedro e icosaedro.
Cubo
O cubo é um sólido geométrico com seis faces quadradas, portanto todas as suas arestas são congruentes (a = b = c). Dentre todos os poliedros, talvez seja o mais conhecido, pois existem muitos objetos de uso comum de forma cúbica, como, por exemplo, um dado.
O cubo é um caso particular do paralelepípedo retângulo em que todas as suas arestas são congruentes entre si, ele pode ser chamado,