cubismo
Movimento artístico que surgiu no século XX ocorreu entre 1907 e 1914, e é considerado o mais influente deste período, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque. O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da Natureza como se fossem cones, esferas e cilindros.
O movimento cubista evoluiu constantemente em três fases:
Cubismo pré-analítico - ou Cubismo Cézanniano - uma espécie de "preparação" para o cubismo, onde as primeiras características surgem.
Cubismo analítico - que se caracterizava pela desestruturação da obra, pela decomposição de suas partes constitutivas;
Cubismo sintético - foi uma reação ao cubismo analítico, que tentava tornar as figuras novamente reconhecíveis, como colando pequenos pedaços de jornal e letras.
Influências: O Cubismo teve uma influência profunda na História da Arte, particularmente sobre tendências posteriores, como o abstracionismo geométrico e o minimalismo.
Principais representantes - Pablo Picasso nasceu em Espanha, o seu nome completo é Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso. Picasso dedicou-se ao Cubismo Analítico. Em 1912 a 1919, Picasso dedicou-se ao Cubismo Sintético.
- Georges Braque Foi um pintor e escultor francês que juntamente com Pablo Picasso inventaram o Cubismo. Braque iniciou a sua ligação as cores, na empresa de pintura decorativa de seu pai. OUTROS REPRESENTANTES:
- Juan Gris
- Kazimir Malevich
- Lyonel Feininger
- Fernand Léger
- Umberto Boccioni
- Robert Delaunay
- Diego Rivera
- Alexandra Nechita
- Tarsila do Amara