Cubismo
Definição de Cubismo
Cubismo é um movimento artístico surgido no século XX, teve participação nas artes plásticas, literatura e poesia. O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
As fases do cubismo
Conforme o movimento cubista se desenvolvia, foi sofrendo varias alterações sendo marcado principalmente pelas seguintes:
- O cubismo primitivo (1907): nas primeiras pinturas cubistas foram descritas pelas restrições ás formas geométricas.
- O cubismo analítico (1910 – 1913): mostra a decomposição de objetos que estão representados no cotidiano. É a combinação de peças, vistos de várias maneiras com perspectivas diferentes.
- O cubismo sintético (1913): composto por colagens de vários papéis com diferentes texturas e padrões. As cores se tornam mais vivas, os espaços e volumes são inspirados com pequenos e leves traços de sombra tornando uma arte de grande distanciamento de qualquer arte primitiva.
Antecessores e influências do cubismo
O cubismo teve sua própria força e destaque, dependendo pouquíssimo de outras influências. Braque ocupou também, junto a Picasso, papel relevante no desenvolvimento e solidificação do cubismo. Le Corbusier é um exemplo da influência cubista na arquitetura, uma vez observadas as casas por ele planejadas na década de 20. No Brasil, o pai deste estilo é Antonio Gomide, que depois de conviver com Picasso, Braque e AndreLhaote na Europa, inaugurou a arte cubista em sua terra natal. Outros grandes representantes brasileiros são Anita Malfati, que participou da Semana de Arte Moderna de 1920, Vicente do Rego Monteiro e Cândido Portinari.
O cubismo foi um acontecimento artístico único, que em muito contribuiu para o progresso no campo visual da comunicação. Tendo como antecessor a ArtNoveau, e influenciando