Cuba
República de Cuba
Cuba (oficialmente República de Cuba) é um país insular localizado no mar do Caribe (ou mar das Caraíbas). O arquipélago cubano consiste na ilha principal de Cuba (incluindo a Base Naval da Baía de Guantánamo), além da Ilha da Juventude e de várias ilhas menores. Havana é a maior cidade de Cuba e a capital do país, sendo Santiago de Cuba a segunda maior cidade. Ao norte de Cuba se encontram localizados os Estados Unidos e as Bahamas; a oeste está o México; ao sul estão as Ilhas Cayman e a Jamaica; enquanto que a sudeste estão situados a Ilha de Navassa e o Haiti.
-Extensão do território de Cuba: 110.861 km²
- Cidades Principais: Havana, Santiago de Cuba, Las Tunas, Camagüey e Holguín.
História de Cuba
Os habitantes de cuba eram os índios até a chegada de Cristóvão Colombo, em 1492. Durante aproximadamente 400 anos a ilha ficou sobre o domínio espanhol. Eles plantavam tabaco e cana-de-açúcar, tudo com a mão-de-obra escrava africana.
Em 1898, com a vitória dos Estados Unidos sobre a Espanha, os norte-americanos passaram a controlar Cuba e Porto Rico. Depois de três anos, concederam independência a ilha, no entanto até hoje matem uma base militar na cidade de Guatánamo.
Em 1933, um golpe liderado por Fulgencio Batista (ex-sargento) instalou um regime de colaboração com os Estados Unidos. Os rebeldes conseguem conquistar a capital, Havana, em 1959, e o líder do movimento, Fidel Castro se tornou presidente. O novo governo fez reforma agrária, nacionalizou empresas e fuzilou colaboradores dos Estados Unidos.
Durante a Guerra Fria, Fidel alinhou Cuba ao bloco econômico soviético. Dentre todos os países da América, Cuba é o único socialista onde a propriedade da terra e das grandes fabricas tornou-se coletiva. Os Estados Unidos decidiram combater o governo socialista, e para isso cortou relações econômicas e diplomáticas com Cuba.
Para a sobrevivência do país, tiveram que depender da ajuda financeira, militar e técnica da União