CTFL
Condições de uso deste material:
Este material é fornecido somente no site da TIEXAMES. Não o utilize para seus treinamentos, não o divulgue em seu blog/site e nem o compartilhe com seus amigos. Este material foi licenciado para uso exclusivo dos assinantes do site citado.
Evite a pirataria e colabore com o nosso trabalho. Oferecemos cursos extremamente baratos para que qualquer pessoa possa ter acesso sem precisar usar cópia pirata do material. Pirataria não é legal!
Para mais informações sobre nossos cursos, acesse: www.tiexames.com.br
Objetivo deste documento
O objetivo deste documento é facilitar a memorização dos principais termos, conceitos, princípios e processos apresentados durante o curso e-learning. Alertamos que somente o uso deste material não garantirá a sua aprovação no exame, é necessário assistir a todas as aulas gravadas e seguir as orientações contidas no plano de estudo disponível no ambiente de ensino.
Versão 1.0
Autor: Kelvin Weiss
Data de publicação: 28/11/2011
Resumo dos principais conceitos
Erro (error): ação humana que produz um resultado incorreto. Pode ser cometido em qualquer fase do desenvolvimento de software.
Defeito (fault): manifestação de um erro no software. Também conhecido como bug.
Falha (failure): diferença indesejável entre o observado e o esperado (defeito encontrado). Tudo o que for observado pelo usuário como diferente do resultado esperado. Pode ser causada também pelas condições do ambiente (exemplos: radiação, magnetismo, campos eletrônicos, condições de hardware, etc.)
Princípios do teste de software
Princípio 1 – Teste demonstra a presença de defeitos. Não se deve testar para provar que o software funciona. Um bom teste é aquele que representa uma elevada probabilidade de encontrar falhas. A única coisa que o teste consegue demonstrar é que existem defeitos no software.
Princípio 2 – Teste