Crônicas Luiz Fernando Veríssimo
Tema: O texto fala sobre um garoto de sete anos que diz para o pai que este destinado a ser um super-herói
Argumentação: Muitas vezes nós subestimamos os pensamentos das crianças, levamos tudo na brincadeira e na inocência em relação a eles, mas com um mundo cada vez mais moderno as crianças estão cada vez mais inteligentes e tendo mais noção sobre as coisas.
Crônica: A Bola
Tema: O conto conta sobre um pai que dá uma bola de presente para um filho “moderno”.
Argumentação: Este conto retrata muito bem a nossa realidade onde as crianças preferem computadores, tv, celulares e os pais estão ficando cada vez mais para trás. Claro que com o mundo do jeito que esta hoje as crianças tem que ter certa noção da realidade, mas isso não devia atrapalhar na sua infância. Elas estão amadurecendo cada vez mais rápido e isso pessoalmente me deixa triste e com certo receio do futuro. Os pais deviam sim incentivar seus filhos a brincarem nas ruas, se sujarem, se machucarem e etc. porque esta alegria da infância não pode ser substituída por nenhum videogame ou computador.
Crônica: Sexa
Tema: O conto é sobre uma criança discutindo com o pai sobre por que algumas palavras são apenas no feminino ou no masculino.
Argumentação: Sejamos sinceros, às vezes a gramática confundem ate nós, o que dirá das crianças?
Crônica: Pá pá pá
Tema: O conto é sobre uma americana que busca entender as gírias brasileiras
Argumentação: O povo brasileiro, é cheio das gírias, é uma linguagem popular. Muitas vezes elas têm um significado, mas outras vezes não são nada. São simplesmente palavras que usamos para encurtar uma frase, ou encurtar uma palavra.
Crônica: Suflê de Chuchu
Tema: O conto é sobre uma menina que decide sair de casa para viver sozinha
Argumentação: Eu penso que sair de casa ajuda a adquirir maturidade, mas não acho que seja uma experiência necessária, pois existem outras formas de adquiri-la. A jovem do texto teve muita sorte de sair de casa para um