Cruzamento
Autores: Turma masculina.
Professora: Sílvia Martins
Data de Entrega do trabalho: 17 de Outubro de 2014
Escola: Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz
Índice
Transmissão das características hereditárias
A transmissão das características hereditárias processa-se através da genética. A genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração.
A genética e uma ciência muito recente, sendo iniciada no séc.XX, altura em que foram descobertas as leis da hereditariedade estabelecidas por Mendel em 1865.
Contributo de Mendel
O primeiro cientista a realizar experiencias no âmbito da transmissão de caracteres hereditários foi Gregor Mendel, figura 1. Mendel nasceu na Áustria a 18/7/82. Mendel, sua infância revelou-se um jovem muito inteligente, e em casa costumava observar e estudar as plantas do seu jardim. Devido ao seu brilhantismo a estudar as plantas a sua família encorajou-o a seguir os estudos. Aos 21 anos, acabou por entrar no mosteiro da Ordem de Santo Agostinho pois não tinham dinheiro para suportar o custo dos estudos, tornando-se assim monge. Estudou ainda, durante dois anos, no Instituto de Filosofia de Olmütz e na Universidade de Viena (1851-1853) , acabando por falecer a 6/1/84.
De todos os trabalhos realizados por Mendel o mais reconhecido foi o trabalho realizado com ervilheiras (Pisum sativum). A ervilha foi escolhida pois possui características diferenciadas e contrastantes, é uma planta de fácil cultivo e rápido crescimento, pois consegue-se obter várias gerações e um elevado número de descendentes num curto período de tempo.
Mendel começou a sua investigação com a análise da transmissão de um carácter isoladamente (monibrismo). É de destacar que quando Mendel iniciou os seus trabalhos, os genes, o DNA, os cromossomas e mesmo a gametogénese ou a