crusoe
Então qual é o significado da historia de Crusoé para perceber o Direito? Vamos lá, ele viveu numa ilha, acompanhado apenas do cachorro por tempos, durante esse tempo ele não necessitou de regras de convívio, pois era aparentemente só ele que vivia naquela ilha, e mesmo que ele estabelecesse regras para si próprias, qual seriam as consequências se ele as violasse? Com certeza nenhuma!
Crusoé permanece solitário até que encontra o nativo Sexta-Feira, que era fugitivo de uma tribo canibal e sanguinária. E dessa forma, havendo dois homens, se iniciava uma pequena sociedade ou comunidade, dai em diante havia a necessidade da criação de regras, de normas, essa necessidade da criação de leis, justifica a criação da organização civil
Robinson Crusoé retrata o pensamento lockeano, uma vez que o pensamento principal se encontra em estado natural, para produzir sua sobrevivência seu trabalho vai expandindo suas posses até ele se sentir dono de toda a ilha, que para Locke, a propriedade é um direito natural e fruto do trabalho, portanto, para evitar qualquer ameaça as suas propriedades, das liberdades e da igualdade, o homem obriga-se a abandonar o estado natural e criar a sociedade politica, através de pacto social.
Em diversas ocasiões, o contrato está presente, é a forma passível de relação entre os indivíduos, como um tipo de garantia, sustentado por leis civis e não mais a escravidão, ou não mais servir a soberanos, quando ele deixa as terras do Brasil para seus vizinhos administrarem, quando é realizada a colonização e sua ilha.
O direito econômico também é abordado no filme, pois Crusoé tem necessidades básicas de consumo,