Crowdfunding
O que é:
Crowdfunding é a mais nova forma de ajudar os outros. De forma simples, é o termo usado quando a gente fala de iniciativas de financiamento colaborativo. Traduzindo o termo para o português, teríamos algo como “financiamento pela multidão”. A ideia do crowdfunding é que varias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, a viabilizar uma ideia, um projeto ou um negócio. Ele é uma maneira de levantar o dinheiro que você precisa, para realizar o sonho que você anseia, através de pessoas que querem te ajudar.
Exemplos de Crowdfunding:
Uma das maiores referencia que exercem o Crowdfunding é o Catarse, que é a maior comunidade de financiamentos coletivo do Brasil. O sistema permite que um projeto se torne real por meio da contribuição financeira de qualquer pessoa no mundo. Os sócios já conheciam o sistema de financiamento coletivo e viram que no Brasil a plataforma não existia. A comunidade funciona como um comércio, onde o projeto deve oferecer recompensas de acordo com o valor que o colaborador paga. A plataforma se destaca por iniciativas de cinco gêneros: cunho cultural, empreendedorismo, jornalismo, projetos sociais e projetos políticos. Desde então, há um ano e meio o Catarse arrecadou R$ 3 milhões para projetos, com a ajuda de 29.529 apoiadores.
Recompensas:
“A recompensa é uma forma do incentivador levar o projeto pra casa. Então o ideal é sempre disponibilizar uma recompensa que faça com que a pessoa curta de fato aquele trabalho”. É essencial que as recompensas sejam parte fundamental do projeto, algo que seja resultado dele, e não apenas um brinde ou uma lembrança. Um aspecto comum a iniciativas de crowdfunding é a concessão de recompensas aos financiadores, em escala semelhante ao incentivo concedido. As recompensas estão de certa forma associadas ao objetivo que se deseja alcançar, mas isso não é necessariamente uma obrigação.