CRONOGRAMA
“Neste artigo, falaremos sobre como manter o projeto no curso planejado, ou seja, sobre gerenciamento de projetos.
Quantas vezes já ouvimos esta frase? Infelizmente este é um fato tão comum que muitas vezes nos acostumamos a aceitá-lo como inevitável. Mas será que este mal é tão inevitável assim? Neste artigo, falaremos sobre como manter o projeto no curso planejado, ou seja, sobre gerenciamento de projetos.
Plano de Trabalho
Como podemos evitar o atraso em um projeto? Vamos avaliar primeiro os motivos de atraso. É comum termos os seguintes problemas:
Mudança na especificação,
Mudança da equipe,
Erro de estimativa do tempo das tarefas e
Falta de recursos.
Os problemas acima são comuns, mas vamos supor por um momento um projeto ideal, no qual nenhum destes problemas exista. Ele estaria imune a atraso? Não necessariamente, pois ainda existe ainda um fator que não mencionamos: planejamento e acompanhamento. Para efeito deste artigo, vamos considerar um projeto ideal, sem fatores externos e sem erros de especificação e estimativas precisas.
Vamos supor um projeto simples de contas a pagar. Temos um prazo de 3 meses, um módulo de cadastro, um módulo de lançamentos e um de relatórios. Nossa equipe é composta de um analista de sistemas, 3 programadores (1 para cada módulo) e 1 testador.
Como podemos garantir que o projeto esteja sob controle? Precisamos gerenciar este projeto. Para isso, é necessário termos uma boa visibilidade do que é o projeto. O primeiro passo é criar um plano de trabalho. Este plano é composto da divisão de tarefas entre os profissionais da equipe, assim como detalhamento das tarefas e estimativa de prazo para cada subtarefa. Por exemplo, o módulo de cadastro pode ser dividido em cadastro de fornecedores, cadastro de materiais, etc.
Cada uma destas subtarefas terá seu início e término estimado, assim como as tarefas que dependem destas (ex: testes). O ideal é que estas