Cronograma
Normalmente projetado para arrastar vários tipos de alfaias ou implementos de uso específico, um mesmo tractor com diferentes implementos possibilita uma vasta gama de aplicações, com economia de tempo e equipamentos.
Índice [esconder]
1 Principais tipos
1.1 Guincho
1.2 Tractor de pneus
1.3 Trator Isométrico
1.4 Tractor de esteiras
1.5 Tractor rodoviário
2 Acessórios
3 Ver também
4 Ligações externas
Principais tipos[editar | editar código-fonte]
Guincho[editar | editar código-fonte]
Também designado por molinete ou carretel é formado por um cabo de aço enrolado em um carretel estacionário, propelido por força manual, motor elétrico ou de combustão interna, com caixa de engrenagens que possibilita variação de velocidade ou reversão.
Carretel ou molinete.
O uso de polias apoiadas em pontos fixos permitem a tração de implementos agrícolas, embarcações ou elevadores.
Tractor de pneus[editar | editar código-fonte]
Equipado com motor de combustão interna de várias potências ou cavalagens, geralmente a óleo diesel, automovél com caixa de transmissão e diferencial traseiro reforçado, três ou quatro rodas com pneus traseiros caracteristícamente grandes, com tração simples (4x2) ou total (4x4), são utilizados principalmente na agricultura, para tracionar arados, carretas, plantadeiras e a maioria dos implementos ou alfaias agrícolas,e se encaixa no grupo das máquinas pesadas
Tractor antigo.
Possuem caixa de velocidades ou transmissão próprias para o trabalho agrícola. A caixa de câmbio pode variar de 8 a 24 marchas a frente e 2 a 24 marchas a ré. Pode ser mecânica ou automática. A grande variação de marchas se deve a relação velocidade : torque : rotação do motor. Esta relação está diretamente ligada a produtividade do equipamento.
Trator Isométrico[editar | editar