cronograma
Foco em resultados mas sem medo de arriscar calculadamente
Por Eng. Sérgio Naguel
Liderança é uma palavra que está na boca de todos. Todos concordam que há menos líderes do que deveria haver, porém poucos são os homens e mulheres que, em certo momento de sua carreira profissional ou em outras situações de suas vidas, não sejam solicitados a assumir papéis de liderança de alguma espécie.
Eu tenho argumentos suficientes para afirmar que, no âmbito empresarial, a liderança é a força propulsora das organizações de sucesso. A direção da empresa pode até iniciar uma proposta de mudança mas são as lideranças que farão a implementação efetiva desta proposta.
Liderança é um exercício que exige, sensibilidade para perceber os sentimentos e atitudes dos outros, capacidade de compreender a dinâmica que se passa dentro dos grupos e ainda contribuir com a facilitação das tarefas, não comprometendo-as. A final a maior característica do ser um líder é ter seguidores.
Ao mesmo tempo ainda não há um claro entendimento da importância do fator empreendedorismo para o desenvolvimento da organização. Empreendedor não é sinônimo de empresário e tampouco, ser empresário, é condição para ser empreendedor.
É comum encontrar administradores que crêem que na organização não existe lugar para empreendedores e que este, quando existe, necessariamente é alguém do mais alto escalão hierárquico.
Eu penso que Empreendedor designa um estilo de vida não um personagem. É um conjunto de comportamentos de quem se dedica a transformar conhecimentos em resultados. Empreendedor é a pessoa que sonha e não se contenta em apenas sonhar. Ela age para materializar o seu sonho.
Juntando então Líder e Empreendedor temos como resultado um Líder Empreendedor que é aquele que, focado em resultados, se transforma em agente de mudanças e que lança seus liderados à ação e que os converte de meros seguidores em também líderes de seus processos, num ciclo