cromoterapia
Cromoterapia é uma prática de tratamento terapêutico natural, que utiliza cores para corrigir disfunções nos corpos físico, energético e mental. Além de equilibrar o corpo energético em caráter preventivo, pode também despertar e desenvolver capacidades potenciais.
Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito
Antigo, Índia,
Grécia, China onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas por experimentações constantes e verificações de resultados. Embora tendo suas raízes no passado, a
Cromoterapia, como outras tantas ciências da atualidade, ressurgiu em nossos tempos, estimulada pela evolução da tecnologia e da ciência.
Foi um cientista indiano, D.P.Ghadiali, que descobriu os princípios científicos que explicam o por que e como os diferentes raios coloridos tem efeitos terapêuticos em nosso organismo.
Segundo D.P.Ghadiali, cada órgão ou sistema tem uma cor que estimula e outra cor que inibe seu funcionamento.
Desta forma, conhecendo o efeito de cada cor sobre cada órgão, pode-se aplicar a cor correta, restabelecendo então, o equilíbrio no mesmo.
O desequilíbrio dessas energias causa as doenças. O objetivo da terapia pelas cores é restabelecer este equilíbrio das energias da cor dentro do organismo. Diferença entre luz e cor
Luz é uma energia vibratória, ondulatória e radiante que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas. A luz branca é a mistura de todas as cores.
Isaac Newton, físico e matemático inglês, verificou que um raio de luz branca ao atravessar um prisma de vidro, se decompõe em vários (sete) feixes coloridos (violeta, índigo, azul, verde, laranja, amarelo e vermelho), que ele denominou de:
“espectro de luz”.
O sol é a fonte maior de irradiação de energia para a
Terra. Sua luz, a olho nu, apresenta-se na coloração branca transparente. Todavia, colocando-se um cristal prismático diante de um feixe dessa luz,