CROMATOGRAFIA
Fundamentos teóricos
Uma solução cujo pH não sofre grande alteração pela adição de uma quantidade limitada de um ácido ou de um base.
É muito utilizada em laboratórios a solução de acetato de sódio e ácido acético. O ácido acético sofre ionização em água gerando o equilíbrio (Ac- é o íon acetato, CH3COO-):
HAc + H2O H3O+ + Ac-
O ácido acético é um ácido fraco, portanto, o equilíbrio acima está deslocado para a esquerda, sendo pequena a presença de íons H3O+ na solução. No entanto, a concentração de íons Ac- também é alta, devido a dissociação do sal NaAc em água. As moléculas de ácido acético e os íons acetato atuam como verdadeiros estoques de reserva, pois, ao adicionarmos uma base à solução, haverá formação de íons OH-, que reagem com as moléculas de HAc, formando íons acetato e água:
HAc + OH- Ac- + H2O
Portanto, a adição de uma base, por mais forte que seja, não causará grandes alterações no pH da solução. Agora, se adicionarmos um ácido, haverá formação de íons H3O+, que reagirão com os íons Ac-, formando ácido acético e água:
Ac- + H3O+ HAc + H2O
Devido a essas duas reações, o pH da solução não é afetado pela adição de ácidos ou bases. No entanto, a ação de uma solução-tampão é limitada, a adição de uma grande quantidade de um ácido ou de uma base anula seu efeito, alterando o pH da solução.
PH é o símbolo para a grandeza físico-química potencial hidrogeniônico, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
Materias e métodos
- Estante com tubos de ensaio, a primeira bateria com cinco tubos de ensaio numerados, e a segunda bateria com quatro tubos de ensaio.
- Foi utilizado seis tampões de ph diferente.
- Para cada tampão foi utilizado uma pipeta graduada de vidro diferente.
- Para a base hidróxido de sódio e o ácido clorídrico foi utilizado uma pipeta graduada de plástico.
- Foi utilizado proveta para medir água destilada.
- Foi utilizado fitas de papel universal