CROMATOGRAFIA
Cromatografia é uma técnica utilizada para separação dos componentes de uma mistura (Introdução a métodos Cromatográficos, 1997). A separação cromatográfica é baseada na distribuição dos componentes entre uma fase estacionária e uma fase móvel, esta separação resulta das diferenças e velocidades dos componentes arrastados pela fase móvel, devido as diferentes interações com a fase estacionaria. Os principais métodos cromatográficos são: Cromatografia em papel (CP); cromatografia de camada delgada (CCP); cromatografia gasosa (CG) e cromatografia liquida de alta eficiência (CLAE). A seleção do método a ser empregado depende do material a ser utilizado.
A cromatografia em camada delgada, um caso particular da cromatografia de absorção, tem varias aplicações importantes em química orgânica, tais como: estabelecer se dois ou mais compostos são idênticos, verificar a pureza de um composto, determinar o numero de componentes em uma mistura, determinar o solvente apropriado para a separação em uma coluna cromatográfica, monitorar a separação de uma mistura em uma coluna cromatográfica ou acompanhar o progresso de uma reação. É um método muito fácil, pois é uma técnica rápida, reproduzível e necessita de apenas uma quantidade muito pequena de amostra, (Zanella, 2008). Chamamos desenvolvimento cromatográfico quando os componentes da amostra são influenciados pela ação de duas forças opostas entre si.
2 – Objetivo
Separar e identificar os componentes de uma mistura de dois ou mais aminoácidos utilizando uma técnica denominada Cromatografia em papel.
3 – Material e Métodos
Os materiais usados no laboratório foram: Placa de Petri, proveta, pipeta automática, ponteiro, filtro de papel (Whatman), Glicina 1%, mistura de Glicina 1% + Fenilalanina 1%, Fenilalanina, Solução H2O4, Butanol, Acido Acético,