cromatografia
Para o propósito do nosso experimento será apresentada a técnica da cromatografia em papel para separar diferentes tipos de mistura.
Pintamos pontos de cores diferentes em uma tira de papel de filtro, próximo a uma das extremidades. Em seguida, a tira de papel é colocada em um frasco contendo Álcool, de tal modo que o nível do Álcool fique abaixo do ponto em caneta.
A absorção é gradativa, devido as diferentes solubilidades e aos diferentes tamanhos das moléculas, os componentes da mistura “sobem” com diferentes velocidades.
Com isso, os componentes se separam em diferentes regiões da tira de papel.
Quando o solvente percorre uma distância L, em centímetros, o soluto agora espalhado como uma zona difusa percorreu uma distância menor, chamada D, em centímetros.
O resultado da divisão entre a distância percorrida pelo soluto (D) e a distância percorrida pelo solvente (L) é para uma dada substância sob condições específicas, uma constante que independe da quantidade relativa da substância ou outras substâncias presentes.
Rf = D L
Onde:
D: Distância percorrida pelos componentes da mistura
L: Distância percorrida pelo solvente.
Objetivo
Introduzir as técnicas de purificação de compostos orgânicos mediante a separação de substâncias diferentes que estão misturadas em soluções
Materiais e Metodologia
• Béquer
• Vidro de relógio
• Papel de filtro
• Canetas hidrográficas (Azul, Preta e Vermelha)
Colocou-se em um béquer graduado de 150 ml