criticas do behaviorismo
1. O Behaviorismo ignora a consciência,os sentimentos e os estados mentais.
O Behaviorismo não ignora nada disso.O Behaviorismo considera como ciência uma maneira diferenciada do que é considerado ciência numa visão mentalista,a consciênca ela não é uma instância metafísica que causa ou armazena os comportamentos a personalidade,consciência é algo construido socialmente. Ex: Ter consciência dos meus comportamentos apartir do momento que eu observo,me observo, e como me comporto e ter condições de descrever aquilo que estou fazendo isso é ter consciência.
Dizer de sentimentos de uma maneira mentalista é como dizer algo que é inerente aos seres humanos,justamente por não trabalhar com uma instância metaffísica de causa de comportamento,sentimento assim como pensamento é comportamento, agente está se controlando respondendo com relação ao nosso ambiente de uma maneira que socialmente é chamado de pensamento. Ex : Quando digo que amo tenho mais probabilidade de cuidar, de ficar perto de tratar bem do que de tratar mau, de brigar, já quando odigo que tenho ódio,raiva eu tenho alta probabilidade de brigar, de me afastar e de causar mau.
2.Negligênca dos dons inatos e argumenta que todo comportamento é adquirido durante a vida do individuo. Essa crítica ,é uma frase dita por Watson ,quando disse que a determinação e comportamento estava relacionado a genética e ao reforço de hábitos e quando ele disse isso em algum momento diz deime dez crianças que farei delas o que bem entender,disse isso porque é possivel ensinar qualquer comportamentamento e moldar. Então alguns críticos vão dizer justamente está questão de está negligenciando os dos inatos,então Watson vai dizer da possibilidade de se ensinar alguns comportamentos que são considerados inatos.
3. Apresenta o comportamento simplismente como um conjunto de respostas a estímulos, descrevendo a pessoa como um autômato,um rôbo, um fantoche, ou uma