TV digital
Televisão Digital
Visita Técnica: Diário do Amazonas
Visita Técnica: Diário do Amazonas
Introdução
A visita técnica no Diario do Amazonas teve iniciativa do Professor para o melhor entendimento da matéria e também mostrar os equipamentos e a magia ta TV digital.
Desenvolvimento
Logo que chegamos fomos numa sala chamada “Switter control” é onde os operadores decidem o que vai ao Ar, no caso o operador de vídeo, ou mais comumente chamado diretor de um programa, fica conectado a esta sala todo o tempo, decidindo por exemplo, se uma ligação vai ao ar, ou qual das câmeras deve focar no apresentador da matéria, e operador de caracteres escreve o que deve aparecer de mensagens no momento do programa, como a profissão e o nome de um entrevistado, ou tradução de outro idioma em uma matéria internacional, valor do dólar, etc. E o de áudio controla música, sons, efeitos e vozes. Assim nesta sala existe sempre mais de uma pessoa uma que coordena a matéria de ir para ao ar e outro o técnico, portando por exemplo se caso ocorrer uma notícia de última hora ele pode interromper o que está passando no momento para mostrar a notícia e retornar o programa depois caso seja um programa gravado.
A central técnica é principal em termos de controle da rede interna é o coração da emissora, todos os sinais e gravações passam por lá, e é possível remanejar o controle dos switters sobre os estúdios. Por exemplo, se o switter A, que coordena o estúdio principal de jornalismo estiver com problema, a central pode remanejar o controle para o switter B, de um outro estúdio.
A sala de controle é onde foi mostrado o funcionamento da televisão e onde ocorrem também as decisões do que irá se passar e em qual horário, o chamado playlist. Esta sala tem que ter um operador monitorando diretamente e continuamente a programação que vai ao Ar da TV.
Os jornalistas tem estações de trabalho, com computadores,