Critica Bel Pesce
MICHAEL DUPONT
CRÍTICA DO LIVRO: A MENINA DO VALE
Itajaí
2013
Crítica do livro de Bel Pesce: A Menina do Vale
No livro, A menina do vale, de Bel Pesce, a autora mostra exemplos de empreendedores, situações e expõe suas dicas de como podemos ter sucesso nos nossos negócios. Ela conta sobre como pessoas de idades mais avançadas conseguiram se tornar grandes empreendedoras, indo contra o senso comum e contra as críticas das pessoas que as tentaram desencorajá-las. A autora comenta que ao longo das nossas vidas devemos nos inspirar em outras pessoas, pois isso nos incentiva a manter o foco nas conquistas que queremos alcançar.
Pesce diz que conversar com as pessoas certas é muito importante, não ter medo de pedir conselhos, pois elas te ajudam a seguir na direção certa e isso lhe ajudará a crescer como empreendedor. É necessário, também, ter humildade, ela faz com que você cresça, torna-se mais fácil conquistar a confiança das pessoas e aprender com as experiências delas. Torna-se imprescindível para o sucesso de uma empresa ter uma equipe de trabalho qualificada, que tenha paixão pelo trabalho e funções que cada um exerce.
No caso exemplificado no livro, Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo, começou sua trajetória investindo em jornal e rádio, somente depois em 1965, com 60 anos, fundou a Rede Globo de Televisão, que se tornaria uma das maiores redes de TV do mundo. Neste caso a autora reitera o fato de que a idade não influencia, desde que o empreendedor acredite naquilo que está criando.
Bel Pesce também dá bastante ênfase há outro livro, Startup, de Jessica Livingston, este contém entrevistas com fundadores de grandes empresas como Yahoo! e Hotmail, onde eles contam o que a maioria tem em comum, todos eles cometeram muitos erros ao longo do processo de criar suas companhias. Por outro lado, todos aprenderam rapidamente com esses erros e acertaram da