Crit Rios Para Fazer Uma Resenha
Por Luciano Rosset
1
A resenha é um trabalho científico que objetiva apresentar uma obra, devidamente analisada e criticada. Deve ser alicerçada em critérios metodológicos adotados pelo corpo de professores, coordenação e direção da Instituição de Ensino Superior. No geral, os alunos confundem resenha com resumo, o que implica em equívoco metodológico na hora de entregar trabalhos aos professores que solicitam resenha e não, resumo.
Na verdade, enquanto a resenha exige capacidade de análise crítica, o resumo, por possuir a finalidade de difundir as principais ideias do autor de um determinado livro, artigo ou tese, demanda apenas apresentação concisa de seu conteúdo. Assim, convém não confundi los, sob a pena de seguir um caminho completamente diferente daquele proposto pelos professores. A clareza conceitual é fundamental na hora de realizar trabalhos acadêmicos. A resenha não é um simples comentário. Tratase de um trabalho científico que pressupõe conhecimento do conjunto da obra e não apenas de um de seus componentes (capítulos), leitura analítica, realização de anotações, maturidade intelectual, poder de síntese, capacidade crítica, objetividade (exposição livre de preconceitos ou bajulação referentes ao autor ou à obra), modéstia, seriedade e uso de linguagem culta e não coloquial.
A redação de uma resenha deve conter cinco partes fundamentais:
1o Descrição bibliográfica: deve conter sobrenome do autor, em maiúsculo, seguido por vírgula, nome e ponto. Título em itálico e ponto. O subtítulo é opcional (quando for colocado, primeiro vem o título seguido de dois pontos e depois, o subtítulo que não deve ser
em itálico). Tradução (quando houver). Edição (a partir da segunda), ponto. Local de publicação, dois pontos, editora, vírgula, ano da publicação, ponto final2.
2o Estrutura: nesta parte, o resenhista faz uma breve apresentação da estrutura organizacional da obra, apresentando