Cristãos
Semana retrasada começamos a ler juntos. Vamos então orar juntos? Nessa nova série do VE, todo sábado postaremos um tema para orarmos juntos (não necessariamente no mesmo horário).
Em palavras simples, a oração tem um lugar vital na vida do cristão. Alguém pode orar e não ser um cristão, mas alguém não pode ser um cristão e não orar. Romanos 8.15 nos diz que a adoção espiritual que nos torna filhos de Deus nos leva a clamar em expressões verbais: “Aba! Pai!” A oração é para o cristão o que a respiração é para a vida…
- R. C. Sproul
Oremos pela Igreja Perseguida
A importância de amar a igreja perseguida
Você conhece a parábola das ovelhas e bodes? Lá Jesus fala que o que fazemos a algum dos menores irmãos (pequeninos), a ele o fizemos (Mateus 25.40). Alguns acham que esse texto fala sobre ajudar o pobre e necessitado, apesar disso ser necessário e bom, não é sobre isso que Jesus está dizendo aqui. Em Mateus 24, Jesus prediz sua volta e afirma que os seus discípulos seriam perseguidos e condenados à morte, odiados por todas as nações por minha dele (Mt 24.9).
Então, Jesus passa a ensinar como deve ser o comportamento dos discípulos até ele voltar. Ele afirma ele virá numa hora em que vocês menos esperam (Mt 24:44) e que “feliz o servo a quem seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar” (Mt 24.46). Que os discípulos devem ser pacientes em esperar a sua volta (parábola das dez virgens – Mt 25.1-13), mas que essa espera deve ser produtiva (parábola dos talentos – Mt 25.14-30) e que parte desse trabalho para o Senhor é trabalhar em prol dos discípulos que estão sendo perseguidos (parábola das ovelhas e dos bodes – Mt 25.31-46). Jesus afirma que a forma como tratamos nossos irmãos, principalmente em meio às perseguições, revela se somos realmente discípulos dele. Como João afirma:
Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu