Cristo Nossa Força
CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA
Epístolas Paulinas III
Filipenses 4 – Cristo Nossa Força
Manaus
03/2014
INTRODUÇÃO
Filipenses 1:1 identifica o apóstolo Paulo como o seu autor, provavelmente com a ajuda de Timóteo. Foi escrito em aproximadamente 61 dC.
A Epístola aos Filipenses, foi escrita durante a prisão de Paulo em Roma, cerca de 30 anos após a ascensão de Cristo e cerca de dez anos depois de Paulo ter pregado em Filipos pela primeira vez, em sua segunda viagem missionária (Atos 16:12),
O motivo para a epístola ser escrita, foi reconhecer uma oferta monetária procedente da igreja em Filipos e levada ao apóstolo por Epafrodito, um dos seus membros (Filipenses 4:10-18). Esta é uma delicada carta para um grupo de cristãos que eram especialmente próximos ao coração de Paulo (2 Coríntios 8:1-6) e, comparativamente, pouco é dito sobre o erro doutrinário.
Paulo mantinha uma atitude otimista, mesmo diante das circunstâncias mais adversas. Ele nos ensinou que:
Cada alma que ajudamos a se reencontrar ou a encontrar-se com Deus e cada pessoa que se entrega a Jesus ouvindo-nos falar sobre a Palavra de Deus é uma pedrinha colocada em nossa coroa e receberemos nosso galardão na eternidade. Entretanto, não façamos nada por interesse, mas pela alegria de vermos cada vez mais pessoas servindo a Deus, libertas das garras do diabo, salvas, em Nome de Jesus.
Paremos com as dissensões e as contendas, pois não agrada a Deus ver Seus filhos viver brigando. Lembremo-nos de que Jesus é o Príncipe da Paz (IS 9:6) e que da mesma forma que não é possível servir a Deus e a Mamom (MT 6:24), não é possível servir ao Príncipe da Paz e viver brigando com as pessoas. Nossa guerra não é contra carne e sangue, mas contra os principados e potestades (EF 6:12). Se alguém fez algo contra nós, que nos magoou, não briguemos com ela, pois ela não tem culpa,