Cristianismo
Islamismo, Islão ou islã , é uma religião abraâmica monoteísta articulada pelo Alcorão, um texto considerado pelos seus seguidores como a palavra literal de Deus , e pelos ensinamentos e exemplos normativos de Maomé, considerado pelos fiéis como o último profeta de Deus. Um adepto do islamismo é chamado de muçulmano.
Os muçulmanos acreditam que Deus é único e incomparável e o propósito da existência é adorá-Lo. Eles também acreditam que o islã é a versão completa e universal de uma fé primordial que foi revelada em muitas épocas e lugares anteriores, incluindo por meio de Abraão, Moisés e Jesus, que eles consideram profetas. Os seguidores do islão afirmam que as mensagens e revelações anteriores foram parcialmente alteradas ou corrompidas ao longo do tempo, mas consideram o Alcorão como uma versão inalterada da revelação final de Deus. Os conceitos e as práticas religiosas incluem os cinco pilares do islão, que são conceitos e atos básicos e obrigatórios de culto, e a prática da lei islâmica, que atinge praticamente todos os aspectos da vida e da sociedade, fornecendo orientação sobre temas variados, como sistema bancário e bem-estar, à guerra e ao meio ambiente.
Relação entre o cristianismo,, judaísmo, e islamismo
Primeira: O Patriarca Abraão, é reconhecido nas três religiões;
Segundo: A Torá Judaica que aparece com o nome de Pentateuco (em grego significa 5 livros) é o livro mais importante do Judaísmo e a base para o Islamismo, e ponto de apoio para o Cristianismo;
Terceiro: As três religiões se alto-denominam como maior revelação Divina.
- No caso Judaíco esta escrito na Tora que D´us escolheu o Povo Judeu;
- Em Galatas, Paulo afirma que os Cristãos são o atual Povo Eleito, pois o Cristianismo seria a Nova Aliança;
- Maomé afirma ser sua profecia a ultima e maior revelação de D´us para a Humanidade.
Quarto: As três religiões se pronunciam como Monoteístas. Porém há resalvas.
Quinto: A cidade de Jerusalém é Sagrada para as três Religiões.