Cristianismo
Índice
Introdução
Desde os primórdios da humanidade, o ser humano teve necessidade de crer em algo que o transcendesse, que lhe desse um sentido à sua existência e ao mundo incerto em que vive. A este conjunto de crenças, muitas vezes acompanhadas por práticas e rituais, dá-se o nome de Religião. A palavra “Religião” deriva da palavra latina “Religare” que significa ligação com o divido.
O Cristianismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita num só Deus, centrada na vida e ensinamentos de Jesus, apresentados no Novo Testamento. Esta religião centra-se em três vertentes, o Catolicismo, a Ortodoxia Oriental e o Protestantismo, que irei apresentar durante o meu trabalho.
O que é o Cristianismo?
O Cristianismo é a religião daqueles que acreditam que Jesus é o filho de Deus. Para os Cristãos, Jesus Cristo é uma espécie de mensagem de Deus para a humanidade. Este, veio anunciar a todas as pessoas a notícia da salvação, ou seja, veio anunciar a felicidade para todos: viver o amor, a justiça e a verdade, trabalhando pela paz. Os Cristãos acreditam que existe vida para além da morte, onde os “bons” vão para o céu e os “maus” para o inferno. Com cerca de 2,1 biliões de crentes (segundo dados de 2011), o cristianismo é hoje a maior religião a nível mundial. Esta religião é predominante na Europa, América do Norte, América do Sul, Oceânia e grande parte da África. O cristianismo começou no século I como uma seita do judaísmo, partilhando, por isso, textos sagrados com esta religião, nomeadamente o Tanakh, denominado pelos cristãos como Antigo Testamento. Tal como o Judaísmo e o Islamismo, o Cristianismo também é considerado como uma religião abraâmica. As religiões abraâmicas são as religiões monoteístas cuja origem comum é reconhecida em Abraão