Crises Economicas
Universidade da Cidade de São Paulo
AP II – Crises Econômicas de 1929 e 2008
Jéssica Nascimento Custódio
RGM: 13205030
Pólo: Anglo
Salto de Pirapora
2015
AP II – Crises Econômicas de 1929 e 2008
As crises ocorridas no ano de 1929 as 2008 estão completamente relacionadas ao mercado, além de causar grandes impactos na economia mundial.
Ambas as crises mesmo acontecendo nos Estados Unidos afetou o mundo inteiro, acarretou demissões em massa, falência de inúmeras empresas e prejuízos para os investidores externos.
Na crise de 1929 as empresa dos Estados Unidos aproveitaram os estragos da Primeira Guerra Mundial para produzir itens para vender pros países desgastados pela guerra, porém assim que os países foram se reerguendo diminuíram a compra de produtos, e os Estados Unidos não diminui sua produção, sendo assim passou a ter muitos produtos para vender e poucos pessoas para comprar, ou seja, os produtos ofertados perderam valor causando grandes prejuízos.
E a crise de 2008 os bancos deram créditos para a população conseguir consumir, e assim até os que não possuíam renda passaram a adquirirem bens pensando no lucro, o governo então aumentou a taxa de juros para conter a inflação e os bens desvalorizaram, por fim ninguém conseguiu pagar os financiamentos e o sistema econômico foi abalado.
As duas crises ocorreram devido ao excesso de oferta, a de 1929 por excesso de estoque de produtos além da redução drástica nas vendas, já a de 2008 por excesso de crédito no mercado, alavancando o consumo e aumentando o endividamento familiar.