AtendResp
4096 palavras
17 páginas
FACULDADE DE SUZANO - UNISUZCurso de Direito
Márcia Beatriz Fernandes Leite
CONTROLE SOCIAL – SOCIOLOGIA JURÍDICA
- Suzano / 2013-
FACULDADE DE SUZANO - UNISUZ
Curso de Direito
Márcia Beatriz Fernandes Leite
CONTROLE SOCIAL – SOCIOLOGIA JURÍDICA
Mesa temática discutida na disciplina de Sociologia Jurídica, Síntese e Relatório dirigido ao Professor Sandro, na Faculdade Unida de Suzano – UNISUZ, como requisito parcial de avaliação para o 2º Semestre.
.
- Suzano / 2013 -
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO DO TEMA IV
1.1. Tema da Pesquisa IV
1.2. Características básicas do Controle Social por meio do Direito XI
1.3. Justificativa XIV
1.4. Controle Social e o Direito XIV
1.5. Hipótese(s) XVII
Os XVII
2. OBJETIVOS XVIII
2.1. Objetivo geral XVIII
2.2. Objetivos específicos XVIII
3. METODOLOGIA XIX
3.1. Comparação XIX
5. REFERÊNCIAS XX
1. APRESENTAÇÃO DO TEMA
1.1. Tema da Pesquisa
O CRIME E SUAS REAÇÕES
Pretendo, através deste artigo, discorrer sociologicamente acerca de fenômenos que sempre estiveram presentes na sociedade: o crime e as reações que ele suscita.
Percebo a necessidade, diante da conformação da sociedade atual, a qual estabelece regras de conduta entre os indivíduos, de fazer algumas considerações acerca do contrato social, cujo grande idealizador foi Thomas Hobbes.
Hobbes partia sua explicação para a necessidade de elaboração do contrato social do “estado de natureza”, onde os homens não possuem nenhum tipo de limitação para o uso dos meios e da força para o alcance dos interesses particulares.
Todavia, nesse estágio situacional travou-se uma luta sem limites pelo poder, já que todos os atores são igualmente distribuídos em suas ações. A solução de Hobbes para essa guerra de todos e contra todos é a criação emergencial de um contrato social entre os indivíduos, os quais, pela ameaça da coerção, realizarão os comportamentos indispensáveis à manutenção da ordem coletiva. Para que isso fosse possível, o