Crise na europa
DATA DA ENTREGA : 28 DE MAIO
ENTREGUE EM ARQUIVO WORD, ARIAL 11, ESPAÇO ½, JUSTIFICADO.
VALE 5,0 PONTOS
MÍNIMO : 3 LAUDAS.
RESPONDER :
(A) COMO VOCÊ ACHA QUE A CRISE NA UNIÃO EUROPÉIA COMEÇOU?
(B) VOCÊ ACHA QUE AS MEDIDAS TOMADAS FORAM CORRETAS? EXPLIQUE AS MEDIDAS QUAIS OS EFEITOS DELASNOS PRINCIPAIS PAÍSES (FRANÇA, ALEMANHA, ESPANHA, ITÁLIA E REINO UNIDO).
(C) COMO A CRISE DA UNIÃO EUROPÉIA TEM AFETADOO BRASIL E QUAL A REAÇÃO DO GOVERNO?
Aluno: Artur Rodrigues Santos de França
Matricula: 2011047241
A Crise Européia
O Tema crise européia, possibilitou diversas leituras e me fez concluir e inferir algumas considerações interessantes sobre deus desdobramentos. É importante começar o texto explicando que o processo histórico ainda está acontecendo, portanto vão ter detalhes adicionais que podem não aparecer nesse estudo devido a questão temporal.
Para começar a entender essa situação crítica que vive a Europa, é importante lembrar que em 2008 houve uma crise que atingiu a Europa, porém com a intervenção dos bancos centrais o endividamento privado pode ser suprido para que não houvesse uma grande depressão. Porém essa missão para os banco centrais é muito complicada devido ao dispêndio de recursos para o seu cumprimento, nas palavras de (Beluzzo,2012) Desequilíbrios financeiros e patrimoniais como estes, se tornam mais difíceis de resolver após um ciclo de crédito apoiado em valorização fictícia de ativos. Antes de voltar para o assunto do texto é importante citar o filosofo alemão Karl Marx que dizia que a valorização de mercadorias tem que passar pelo trabalho e não pela circulação dessa mercadoria, o que vemos nesse caso é o oposto disso. Uma valorização por especulação criando um “falso” valor as mercadorias, sem nenhum incremento de trabalho, leia-se produção, nessa valorização.
Porém em caso de crises como