Crise Hidrica
Cerca de 40% da população não tem acesso à água potável, principalmente nos centros rurais. A má administração da distribuição de água encanada também e um dos maiores problemas, incluindo o uso exciso por parte de grandes indústrias, em que o governo na maioria bota culpa no cidadão brasileiro. A poluição dos solos também e um dos principais fatores em que as fazendas de grande porte utilizam de agrotóxicos para a plantação prejudicando a bacia hidrográfica e poluindo o ciclo, tonando a água não potável. A natureza nunca perdeu a sua capacidade de produzir água, mas oque vem ocorrendo é um retardamento entre a época de cheia e seca causando um grande colapso hídrico.
Um dos principais estados do país tem experimentado de perto oque é viver sem esse liquido. O estado de São Paulo sofre com o efeito de ações passadas, um grande exemplo é o rio Tietê um dos principais rios do estado se encontra poluído por causa da poluição ali reproduzido pela sociedade. A má administração na distribuição de água pode não ser divulgada, mas é também um dos maiores problemas, em que a pessoas de classe alta conseguem ter acesso à água enquanto a população periférica do estado não tem acesso nem a saneamento básico e nem a água potável em que chegam as casas desses cidadãos em condições improprias para o uso do ser humano.
Dessa forma, nota-se que água ainda tem capacidade de se reproduzir, mas o mau uso prejudica esse ciclo. É urgente uma atenção por parte do cidadão brasileiro e das autoridades, criação de projetos conscientizando a população para forma certa do uso da água e criando leis que as empresas e as fazendas cumpram.