Crise da água em São Paulo
Centro de Ciências Sociais Aplicadas Evandro de Sá Santoro
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Trabalho da disciplina Comunicação e Expressão.
SÃO PAULO
2014
Crise da água em São Paulo O Estado de São Paulo passa por uma crise no abastecimento de água, muitas cidades sofrem com a escassez e ficam dias sem ter água até para beber. O baixo volume de chuvas, a falta de planejamento e ações preventivas aparecem como os fatores principais por esta situação crítica.
A crise se deve, em parte, pela carência de água nos rios que fornecedores do Sistema Cantareira, que por sua vez é composto por um conjunto de represas que disponibilizam água para mais de 9 milhões de habitantes da grande São Paulo. No ano passado foi registrado um nível do volume de precipitações abaixo da média dos últimos 30 anos, e o sistema depende das chuvas que ocorrem no verão para que o funcionamento seja eficaz.
Em 2004 São Paulo presenciou uma situação parecida, onde a capacidade do reservatório ficou abaixo dos 30%, a SABESP ( Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo ) teve como prioridade iniciar uma obra para acessar o volume morto, volume que estaria abaixo do ponto de captação, e o racionamento como uma solução em caráter de urgência. Já no ano de 2011 o problema foi o inverso, as fortes chuvas fizeram com que o nível de capacidade ficasse acima dos 100%, onde o excesso de água apenas foi drenado, isso demonstra a falta de planejamento em lidar tanto com a falta como com o excedente da água.