Criptologia
| |
| |
| |
Introdução
A Internet foi projetada visando fornecer conectividade entre computadores para uma comunidade restrita de usuários que confiavam mutuamente entre si. Com a acelerada propagação e a grande abrangência que a rede atingiu no ambiente comercial, esse crescimento possibilitou também a usuários mal – intencionados o acesso a um grande fluxo de informações valiosas e pertinentes.
Por volta da década de 80, antes da popularização da Internet, os usuários adotavam métodos simples para se prevenir contra esses intrusos, como por exemplo: fazer uma boa escolha de senhas, prevenir o compartilhamento de arquivos e contas; porém, hoje em dia apenas isto, não basta.
Sendo hoje a utilização de e-mail, um dos serviços mais requisitos na rede, pois o mesmo torna o trabalho mais produtivo e contribui para a minimização de custos. Há a necessidade de se tomar certos cuidados, porque a violação da segurança de acesso aos computadores é um problema que aflige ainda mais os usuários de correio eletrônico. Quando seus e-mails são lidos por outras pessoas, não se sabe qual é realmente a intenção desses usuários em relação às informações acessadas.
Embasado na freqüência de utilização do serviço de correio eletrônico, e na preocupação com a segurança dos dados foi desenvolvido o artigo, cujo objetivo principal é apresentar um estudo sobre a segurança em um servidor de e-mail, destacando a importância do uso da criptografia, para a garantia dos princípios básicos da segurança da informação.
1.Servidor de e-mail
Para que possamos identificar as técnicas de segurança a serem empregadas no servidor, há a necessidade de saber como se procede ao seu funcionamento.
Quando um usuário deseja enviar um e-mail para outra pessoa, há a necessidade de utilizar um software cliente