Criação e desenvolvimento de empresas
Curso Técnico em Administração
Componente Curricular: Criação e Desenvolvimento de Empresas
Base Tecnológica 1: Contexto sócio econômico e político
A. Empregabilidade: o desafio do fim do emprego
A empregabilidade surgiu a partir de uma exigência do mercado atual pela busca de profissionais cada vez mais competentes, atualizados e preparados para atuar nas organizações.
A empregabilidade está relacionada a qualquer modalidade de trabalho, seja na montagem do próprio negócio ou na prestação de serviços como empregado de uma pequena, média ou grande empresa.
O atual contexto exige profissionais cada vez mais preparados e conscientes de sua atuação. O termo empregabilidade traz elementos essenciais para se pensar em todo e qualquer profissional, pois exige capacidade e adequação do profissional ao mercado de trabalho.
O desenvolvimento de competências e habilidades torna-se uma premissa para o ingresso de profissionais em um mercado tão competitivo e veloz. A sociedade e os avanços tecnológicos contribuem para a visão e atenção a esse novo olhar voltado para a empregabilidade.
A geração de empregos depende de vários fatores, por exemplo: * Crescimento econômico: Não apresenta um crescimento uniforme, apresentando altos e baixos. * Educação: Baixa qualidade. * Legislação trabalhista: não se ajusta a um mercado de trabalho. * Economia: complexa e se torna cada vez mais competitiva. * Potencial: pode se transformar em uma verdadeira usina de geração de empregos. * Demanda de pessoal: ajuste na macroeconomia necessitará de pessoal dos mais variados níveis de qualificação.
B. Necessidade de uma nova mentalidade
Atualmente as características do mundo moderno estão relacionadas à velocidade das mudanças; as tendências internacionais e a ética e cidadania.
O perfil de profissional que o mercado exige é: * Trabalhar em equipe; * Comunicação verbal e escrita;