crianças pdcv
Características Físicas: 80 cm de altura, magra, pele clara, cabelos curto, castanho claro e encaracolado.
A criança freqüenta a Escola Infantil desde o 4º mês de idade, em período integral das 06h00min horas da manhã as 16h00min.
Linguagem: A criança fala de tudo, repete as palavras ditas pelos educadores e cuidadores, pronuncia a maioria das palavras corretamente, forma frases e canta.
Segundo Papalia e Olds (2006). Aos nove ou 10 meses, os bebês começam a compreender a fala com significado. Durante o segundo ano de vida a criança já começa a falar a língua da cultura. A primeira palavra tipicamente aparece em algum ponto entre 10 e 14 meses, iniciando a fala lingüística. As primeiras palavras isoladas podem ser holofrases, as quais expressam um pensamento completo numa única palavra.
Diferente da fala pré-linguística, a fala lingüística não está diretamente ligada à idade cronológica. Uma “explosão de nomes” ocorre tipicamente em algum ponto entre 16 e 24 meses de idade. Influências específicas no desenvolvimento da linguagem incluem fatores genéticos, temperamento e interação social. A comunicação entre cuidadores e crianças é essencial para o desenvolvimento da linguagem.
Personalidade e social: As crianças foram Brincar no brinquedoteca, mas no momento de compartilhar os brinquedos, Lailla se negou a dividir os brinquedos com as outras crianças, e ainda brigou com algumas crianças, chorou e não quis mais brincar.
É normal uma criança nessa faixa etária reagir dessa maneira, pois ela esta vivendo a fase do EGOCENTRISMO. Esse comportamento só passa a ser qualificado com egoísmo se a criança não conseguir supera essa fase e continuar desejando e impondo, sempre a satisfação dos seus desejos.
De acordo com Papalaia & Olds (2006), desde o inicio da vida, os bebês partilham de padrões comuns de desenvolvimento e mostram