crianças em situação de rua
Jéssica Helena Ribeiro Domingos
Curso: Serviço Social
RA: 912110800
Através do capitulo V do livro Política Social Fundamentos e História entendo que a proteção social é uma tática para lucrar em cima dos encargos sociais e previdenciário foi ai que nasceu a privatização e as terceirizações feitas pelo Estado passando seus serviços gratuitos e formando empresas privadas e repassando verbas que são destinadas a ampliar o atendimento a população para as empresas privadas, com a terceirização começam a lucrar e se responsabilizar pelo usuário com descontos em impostos, benefícios com encargos. O Estado focaliza do publico seletivo e a separação das empresas.
A partir da constituição de 1988 surgiu um padrão publico e universal de proteção social para programar os direitos sociais conforme o artigo da constituição federal esta a educação, saúde, moradia, lazer, segurança e previdência Social, com a carta magna de 1988 foi um dos avanços mais destacados na constituição federal.
A seguridade Social poderia e deveria ser para todos, porém existe a contradição de seletividade, onde beneficia alguns usuários não aos necessitados e isso impossibilita os usuários com necessidades terem acesso, porém unifica os urbanos e rurais só tem direitos á previdência a partir da sua contribuição e passam a ter os mesmos direitos que os urbanos.
Questões
Do que se trata o assunto?
Seguridade Social, o desafio dos assistentes sociais ara tornar uma política publica.
Quais São as ideias principais destacadas pela autora e o que significa cada uma delas?
Seguridade Social, Políticas Sociais, super lucro, mais valia, privatização das empresas, terceirização da mão de obra, os direitos trabalhistas.
Que autores e referências teóricas a autora utiliza nesse item?
(Fleury,2004,Behring 2003,Mota 1995,Vianna 1998,Pereira 1996 e