Criando um Grupo de Respostas a Incidentes de Segurança em Computadores
Tradução do documento "Creating a Computer Security Incident Response Team: A Process for Getting Started" do CERT®/CC, com permissão especial do Software Engineering Institute (SEI).
Introdução
Quais são as questões?
Quais são algumas das boas práticas para criar um CSIRT?
Passo 1: Obter o apoio e a aprovação da administração superior
Passo 2: Determinar o plano de desenvolvimento estratégico do CSIRT
Passo 3: Coletar as informações relevantes
Passo 4: Conceber a visão do seu CSIRT
Passo 5: Comunicar a visão do CSIRT
Passo 6: Iniciar a implementação do CSIRT
Passo 7: Anunciar o CSIRT
Passo 8: Avaliar a eficácia do CSIRT
Lembre que paciência pode ser um fator chave
Recursos e maiores informações sobre a criação de um CSIRT
Introdução
Manter a segurança da informação de uma organização no ambiente computacional interconectado dos dias atuais é um grande desafio, que se torna mais difícil à medida em que são lançados novos produtos para a Internet e novas ferramentas de ataque são desenvolvidas. A maioria das organizações reconhece que não existe uma solução única, ou uma panacéia, capaz de garantir a segurança de sistemas e dados; ao contrário, é necessário ter uma estratégia de segurança composta de várias camadas. Uma das camadas que vem sendo incluída por diversas organizações nas suas estratégias é a criação de um Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança em Computadores, geralmente conhecido como CSIRT (do inglês "Computer Security Incident Response Team").
As motivações para o estabelecimento de CSIRTs incluem: um aumento generalizado na quantidade de incidentes de segurança sendo reportados um aumento generalizado na quantidade e variedade de organizações sendo afetadas por incidentes de segurança em computadores uma maior consciência, por parte das organizações, da necessidade de políticas e práticas de segurança como parte