Crescimento e Desenvolvimento Econômico
Muitas vezes se confundem os termos crescimento e desenvolvimento econômico ou tratam como se fossem sinônimos. No entanto, cabe destacar essa distinção entre ambos os conceitos. Crescimento é um processo de mudanças de caráter predominantemente quantitativo, significando aumento em dimensão, volume ou quantidade.
Desenvolvimento econômico é um processo de mudanças sociais e econômicas que ocorrem numa determinada região.
É de extrema importância sabermos diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois é possível uma cidade, região ou país, crescer sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico. Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas.
Podemos definir crescimento econômico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços).
O aspecto fundamental é que desenvolvimento econômico não pode ser analisado, somente, por meio de indicadores como crescimento do produto real ou crescimento do produto real per capita. Desenvolvimento econômico deve ser complementado por indicadores que representem, ainda que de forma incompleta, a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, bem como a elevação das condições de saúde, nutrição, higiene, moradia, dentre outras variáveis sociais.
Para ter um crescimento econômico tem que gerar renda daquela produção, mas isso é ao longo prazo esse fator parar acontecer tem que ter produções de boa qualidade no mercado ocorrendo o desenvolvimento da produção.
O desenvolvimento é ao longo prazo quanto mais a crescimento econômico com passar o tempo vai haver um desenvolvimento em vários setores de uma boa exportação de uma qualidade de vida trazendo benefícios e abrindo portas para comercializar como indústria saúde e educação melhoramento de vida.