Crescimento Populacional
Geologia
Desenvolvimento tecnológico e impactes ambientais face ao crescimento populacional
Todos os seres vivos estão integrados na biosfera, e como tal as suas atividades refletem-se, direta ou indiretamente, nos diferentes subsistemas. O crescimento exponencial da população mundial, nomeadamente, o crescimento populacional humano traz graves problemas para o Ambiente e para a Humanidade como a exploração excessiva dos recursos naturais; produção e acumulação de resíduos e aumento de catástrofes naturais devido à ocupação de áreas de risco.
Crescimento Populacional
população Ecológica e fatores limitantes
A população é um grupo de indivíduos da mesma espécie que interagem uns com os outros regularmente. A frequência com que os seres vivos interagem está associada à área geográfica. Como consequência, os indivíduos mais próximos de uma determinada espécie, serão aqueles com os quais essa determinada espécie irá competir a fim de obter territórios, alimentos, parceiros, entre outros.
Com o objetivo de se perceber o porquê das populações serem diferentes, temporal e espacialmente, é necessário estudar as principais características de uma população – os fatores limitantes.
Um dos fatores limitantes mais determinantes do crescimento populacional é o potencial biótico. O potencial biótico de uma população corresponde a sua capacidade potencial para aumentar o número de indivíduos em condições propícias. Não obstante, na natureza, verifica-se que o tamanho das populações em comunidades estáveis não aumenta indefinidamente, mas que se permanece relativamente constante. Tal facto, deve-se a um conjunto de fatores que se opõem ao potencial biótico - resistência ambiental. Quer isto dizer, que a resistência ambiental tem em visa regular a densidade populacional, outro fator limitante. A densidade corresponde ao número de indivíduos de uma população existentes numa determinada área geográfica. A densidade populacional muda