Atividade Muscular
Respiração celular e fermentação láctica
A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas diversas, tais como carboidratos e lipídios. Nesse processo, verifica-se a oxidação ou "queima" de compostos orgânicos de alto teor energético, como gás carbônico e água, além da liberação de energia, que é utilizada para que possam ocorrer as diversas formas de trabalho celular. A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a libertação de dióxido de carbono e energia e o consumo de oxigénio e glicose, ou outra substância orgânica. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria e o cloroplasto.
Na fermentação láctica, a glicose sofre glicólise exatamente como na fermentação alcoólica. Na fermentação láctica o aceptor de hidrogênios é o próprio ácido pirúvico, que se converte em ácido láctico.
Condicionamento muscular
Programa de treinamento muscular que objetiva estimular o desenvolvimento da massa corporal magra e consequente aumento da capacidade de força. Também utilizado no condicionamento físico, recuperação de movimentos e correção postural. Utilizam-se máquinas, pesos livres para a execução dos exercícios contra resistência.
Fibras de contração rápida.
São fibras pequenas com pouca capacidade de ganhar volume muscular. São resistentes à fadiga, pois possuem metabolismo predominantemente aeróbico, por isso respondem às atividades de longa distância. Os maratonistas apresentam predominância desse tipo de fibra.
As fibras musculares de contração rápida possuem uma alta capacidade pra a transmissão eletroquímica dos potenciais de ação, um nível rápido de liberação e captação do cálcio e um alto ritmo de renovação das pontes cruzadas, as capacitando de gerar energia rapidamente para produzir